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O Sentido Dramático da Aprendizagem (Madalena Freire*)

"O educador educa a dor da falta, cognitiva e afetiva, para a construção do prazer. É da falta que nasce o desejo. Educa a aflição da tensão da angústia de desejar. Educa a fome do desejo.
Um dos sintomas de estar vivo é a nossa capacidade de desejar e de nos apaixonar.
(...)
Somos movidos pelo desejo de crescer, de aprender, e nós, educadores, também de ensinar.
Instrumental importante na vida do ensinar do educador é o ver (observação), o escutar e o falar. Assim como, para estar vivo, não basta coração batendo, para ver não basta estar de olhos abertos.
Observar, olhar o outro e a si próprio, significa estar atento, buscando o significado do desejo, acompanhar o ritmo do outro buscando sintonia com este.
(...)
Para escutar, não basta, também, só ter ouvidos. Escutar envolve receber o ponto de vista do outro (diferente ou similar ao nosso), abrir-se para o entendimento de sua hipótese, identificar-se com sua hipótese, para a compreensão do seu desejo.
Para falar, não basta ter boca, é necessário ter um desejo para comunicar; pois todo o desejo pede, busca comunicação com o outro. Também, "todo o desejo é desejo do outro". É o outro que me impele a desejar...
(...)
Ensinar e aprender são movidos pelo desejo e pela paixão."

* Madalena Freire - Pedagoga e pesquisadora na área da educação.